Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Troca de aposentadoria

Novo cálculo com base em novas contribuições

Publicado por Luciana Galvão Nunes
há 9 anos

Também chamado de desaposentação, é o pedido judicial, realizado através de processo junto a Justiça Federal, onde o trabalhador aposentado requer um novo calculo de sua aposentadoria, visando a concessão de outro benefício que seja mais vantajoso.

As vantagens no novo cálculo, incluem mais benefícios do que o esperado, senão vejamos:

  • Se o aposentado continua a contribuir com INSS, e a partir de 3 anos da nova contribuição, solicita judicialmente a desaposentação, o novo cálculo, deve ser feito com base nas novas contribuições que devem ser incorporadas e implementadas no novo benefício;
  • Também é recalculado o fator previdenciário, ou altera o fator já utilizado para a antiga aposentadoria, levando-se em conta a maior idade do aposentado, quando da solicitação do novo cálculo, lembrando que quanto mais novo o segurado se aposenta, maior o fator previdenciário.

Podemos concluir que todos os aposentados que encontram-se na condição atual de trabalhadores contribuintes, podem ingressar com este pedido judicial.

Como já explanado em textos anteriores, é certo que pelo menos 80% dos aposentados por tempo de contribuição, continuam trabalhando por pelo menos mais 10 anos.

Dra. Luciana Galvão Nunese-mail: lucianagnunes.adv@gmail.com

  • Sobre o autoradvogada, pós graduada em Direito Civil e Direito Processual Civil
  • Publicações6
  • Seguidores20
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações233
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/troca-de-aposentadoria/223970889

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Recentemente o TRF1 reconheceu esse direito. continuar lendo